Costa Rica

A Costa Rica é um pequeno tesouro localizada na América Central, que faz fronteira com dois países, a norte com o Nicarágua e a leste com o
Panamá. É ainda banhada a leste pelo mar das Caraíbas e a oeste pelo Oceano Pacífico.
A capital deste país é San José e as ilhas principais são as de Chira, no Golfo de Nicoya e Cocos. O país divide-se ainda em várias regiões: Guanacaste, Lowlands, Nicoya, Central, Pacific, Talamanca e Osa. O idioma é o espanhol e a sua moeda é o colon da costa rica que equivale 1 EUR a 721.135 CRC. (conversor: http://www.xe.com/ucc/convert.cgi?template=po&Amount=1&From=CRC&To=EUR).

Este país vive essencialmente das exportações de banana e café e do turismo (possuindo hotéis excepcionais), sendo um país com um índice de desempenho ambientalista bastante elevado, apresentando-se como o 3º melhor do mundo, segundo a Environmental Performance Index (EPI).
                                   
Ilha Cocos - "Isla del coco"
                  
Costa Rica
Para o povo costa-riquenho, a felicidade tem um papel fundamental na vida deles. Toda esta felicidade e expressada numa frase que todos conhecem e utilizam muitas vezes, em vários aspectos: "Pura Vida". Eles são alegres, simpáticos para os turistas, amam o seu país e acreditam que são o povo mais feliz do mundo, e talvez até o sejam. É a arte de ser feliz, desfrutando das belezas da mãe natureza. Se por acaso perguntar se esta satisfeito após uma refeição ou como esta a correr o dia ou até mesmo como estamos, já sabe,a resposta pode ser clara e directa, "Pura Vida!"


A não perder:
A Costa Rica é um país com uma biodiversidade extraordinária. Com um clima tropical, apresentam-se três zonas, terras quentes, terras temperadas (entre os 500 e 1800m, de 14 a 22ºC) e terras frias ( altitudes superiores a 1800m, com neves frequentes). A estação chuvosa é de Abril a Dezembro, sendo a seca ou Verão os restantes meses.
A sua flora e fauna, conta com numerosas espécies e muitas delas endémicas, pode-se desfrutar mais de vinte Parques Naturais, oito Reservas Biológicas, Áreas Protegidas que alcançam mais de um milhão de hectares e uma área declarada Monumento Nacional. É de realçar que no Parque Nacional do vulcão Tenorio, encontra-se o famoso rio celeste, que se destaca pela beleza da cor da sua água que é mesmo azul celeste, torando-se um ex-libris da Costa Rica. Podem pesquisar mais imagens, todo o rio é mesmo azul celeste!


Rio Celeste - Parque Nacional Vulcão Tenorio

Vulcões:
Existem imensos vulcões em Costa Rica. Dois grandes alinhamentos montanhosos percorrem o país: A Cordilheira de Talamanca e a a Cordilheira Vulcânica, de onde desta última deriva a Central. Estas cordilheiras são separadas pelos rios Grande de Tárcoles e Reventazón. A Cordilheira Vulcância, divide-se em várias secções: Guanacaste, onde estão os vulcões Orosí, Miravalles e Tenorio (perto do rio celeste), os cerros de Tilarán e Aguacate. A Central possuí os cumes do vulcão Irazú (3.414m) e Turrialba (3.393m) e Poas (2.678m).

Vulcão Poas
                                                                     
Vulcão Izarú
                                                                    


Plaza de la cultura - San José
Pontos a visitar:
Os mercados cobertos, o teatro nacional, a Plaza de la Cultura, o Museu do Ouro e museu nacional. Outras grandes cidades são Cartago, Puntarenas, Libéria, Nicoya, Puntarenas, Caldera, Puerto Quepos, San Isidro, Puerto Limón e Montezuma.



Basílica de Nuestra Senora de Los Angeles - Cartago

Praias:
O lado das praias do mar das Caraíbas destacam-se pelas areias claras e escuras, ideal para a prática de actividades na natureza e no mar, como pesca desportiva e mergulho em águas claras. A costa do pacífico concentra grandes centros turísticos e são as praias mais recomendadas para a prática de surf.

Praia Manuel António - Costa litoral Pacífico



Cahuita - Mar Caribe
                                                          
                                             
Gastronomia:
A comida na Costa Rica não é muito condimentada, é baseada em arroz, feijão, milho, legumes, carnes, aves ou peixe, e geralmente servido com tortilhas de milho. A variedade de frutas tropicais que encontrar é inumeráveis.

- Gallo pinto -É composto de uma combinação de arroz e feijão preto conhecido como gallo pinto, que normalmente é acompanhado com ovos qualquer estilo, tortillas de milho e creme de leite (creme). Habitualmente usado como pequeno almoço.
Gallo Pinto
- El casado - é um prato de arroz com feijão, carne e verduras.
El Casado

Um país com muitas maravilhas, com um povo pelo que dizem encantador, que faz o desejo de o visitar um dia. No entanto, mesmo não estando no meu top10 de destinos preferidos, recebe uma boa nota com tudo o que li dele, fazendo dele mais um ponto importante na minha grande lista de futuras viagens!

Saudações riquenses!




Fontes:
"Costa Rica",Grande Enciclopédia Universal, Volume seis, Lisboa, DURCLUB, S.A., 2004.
http://www.viajejet.com/gastronomia-costa-rica/casado-costa-rica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/costa-rica/costa-rica.php

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Carnaval

Emoções em potes de vidro