Solidariedade

   Estamos quase em Dezembro, época natalícia. Existem palavras chaves que me fazem lembrar esta época: família, união, amor, paz, natal, solidariedade. E é um bocadinho sobre solidariedade que quero falar hoje, não só porque se enquadra na época, mas porque é algo que nos devemos lembrar durante todo o ano.
   Nesta época existem várias instituições que promovem "o ser solidário" e penso que devemos aproveitar esta oportunidade quando há pessoas que se preocupam, voluntários que estão dispostos a despender do seu tempo para ajudar alguém. Volto a repetir: voluntários.
   Em alguns locais, as instituições estão em stands a "vender" agendas, livros, canetas, porta-chaves, entre outras coisas e muitas vezes não têm preço fixo, a pessoa ajuda com a quantia que puder dar. Nestes dias, decorre também a campanha do banco alimentar contra a fome, onde existem voluntários a dar um saquinho à entrada dos supermercados, para as pessoas oferecerem mantimentos a quem passa realmente fome. Não usem desculpas como: "sei lá para onde vai o dinheiro", hoje em dia as coisas não se processam como há vinte anos atrás, existe informação, fiscalizações e trabalho que se vê fazer. Se pode dar, se pode oferecer escolha uma instituição e faça-o, porque não se vai arrepender.

  Todavia, as pessoas podem ajudar todo o ano, de variadissimas formas e muitas não dependem de gastar dinheiro, pelo que deixo os seguintes links abaixo para verem algumas maneiras de ajudar. Eu já ajudei de várias formas. Já dei roupa a várias instituições e directamente a meninos que precisavam, já dei mobílias a casais jovens sem possibilidades de comprar. Envio e-mails de divulgação para adopção de animais abandonados e compro todos os anos uma agenda ou um porta-chaves a uma instituição. Para o fazer bastou ter vontade e perguntar na Câmara Municipal do meu município as instituições e locais onde poderia fazê-lo. 
 Altura do Natal, altura de comprar prendas e enviar cartões de natal. Pensem se não ficava bonito oferecer presentes ou cartões de uma instituição, presentes que muitas vezes são essas pessoas necessitadas que os  fazem e talvez seja um presente com muito mais valor. Um presente, um cartão solidário mostra a imagem que todos deveríamos ter do Natal. São apenas ideias, entre estas há muitas outras mais, basta ter vontade.

"Faz o bem e não olhes a quem".

  Sei que hoje em dia a crise é desculpa para tudo o que se está a passar, mas se pensarmos bem gostava que fossem realmente ao fundo das seguintes questões: você não dispensaria de um café, que custa em média 60centimentos, para oferecer uma lata de salsichas a uma criança que passa fome? Não dispensaria de todas as roupas que tem que já não usa para alguém que realmente tenha pouco ou nada para vestir? Deitar fora uma mantinha rota, quando há um cão que passa frio? O comodismo e o amor às roupas usadas vale realmente a pena quando há tantas pessoas a passar necessidades? Lembre-se também que há pessoas que não têm ninguém e apenas cinco minutos de companhia mudava a sua vida. Há quem precise realmente de nós e basta ter um bom coração.

  Há sempre quem precise de nós e se por acaso é você que precisa de alguém, por favor, comunique. Comunique a alguém ou alguma instituição porque não devemos ter vergonha daquilo que somos!

   Já me disseram que tenho um coração do tamanho do mundo, mas não tenho e até está muito longe disso. Apenas tenho um coração que me permite amar qualquer coisa ou alguém, que me permite ajudar os outros, ajudar os que mais precisam. E com isto, já me alonguei demais no texto, mas espero que toque, nem que seja uma pontinha, nos corações de todos vós.

 Porque hoje são eles, amanhã podemos ser nós.


Saudações solidárias.

Comentários

  1. Não deve ser só em Dezembro, nem na época natalícia... ;)

    ResponderEliminar
  2. Tal como disse: "não só porque se enquadra na época, mas porque é algo que nos devemos lembrar durante todo o ano" :) Mas neste altura, há sempre muito mais referência e parece que os corações das pessoas, ficam mais generosos :P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Emoções em potes de vidro

Carnaval

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro