Bolo de côco

Um bolo ideal para aniversários, Natal, entre outras ocasiões festivas, dado às variadíssimas combinações que pode ter e formas diferentes de decorar.

Ingredientes:
- 1/2 kg de farinha fina
- 1/2 kg de açúcar fino
- 250gr de manteiga derretida
- 200gr de côco ralado
- 1 copo de leite meio gordo
- 5 ovos
- 1 pitada de fermento

Preparação:

- Ligue o forno a 180º. Coloque num recipiente as gemas, com a manteiga derretida, o açúcar e mexa bem. Bata as claras em castelo e reserve. Adicione o côco ralado, o leite e a farinha. Por último as claras em castelo. Coloque numa forma grande, previamente untada com manteiga, açúcar e um bocadinho de farinha (o açúcar da uma camada estaladiça e doce depois de desenformado). O tempo de cozedura anda à volta de 45min, no entanto deve ser controlado com o palito, nunca abrindo o forno antes dos 20 minutos para o bolo não murchar.

- No final, leve a parte a ferver 1/4 de leite com 125gr de açúcar. Pique bem o bolo com um garfo, ou palito e cubra o bolo com essa mistura, de modo a absorver bem todo o bolo.

Dica: Caso queira rechear o bolo, aconselha-se chantilly com frutas, por exemplo ananás para cortar o doce. Pode cobrir com chantilly também e colocar côco ralado por si, de modo a ficarem raspas grandes (óptimo também para um bolo de anos, colocando um acessório de parabéns).
Fica muito bem também, se colocar numa forma rectangular e cortar aos quadradinhos.

Decoração:
Visto estarmos em época natalícia, ficam aqui três sugestões:
1. Decore com colo ralado, para ficar todo branquinho. Coloque azevinho nesta altura natalícia.
2. Apanhe folhas pequenas de plantas ou árvores e cubra-as com chocolate derretido. Quando arrefecer retire a folha e terá uma folha em chocolate para decoração. Junte pequenos cogumelos de decoração que são reutilizáveis e compram-se num supermercado normal. Em alternativa use cerejas.
3. Pode colocar bonequinhos de neve se tiver crianças.


Saudações doces ;)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Carnaval

Emoções em potes de vidro