Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de Fevereiro. A celebração do Dia Mundial baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Como todos sabem, o cancro é das principais causas de morte no mundo. E este dia, não sendo um dia para se celebrar, penso que é o dia que todos devemos/podemos dar uma palavra amiga. Aliás, todos os dias são dias. Mas já que existe este, aqui ficam meras palavras.

Não há dias específicos, nem é preciso haver pessoas concretas. É preciso ter um coração quente, para que todos os dias consigamos aquecer aqueles que tanto precisam de nós. Muitas vezes, nem importa quem eles sejam. A paixão pela vida, deve ser maior a quem tem esta doença, que a aproveite e viva até ao último minuto. Existem pessoas que conseguem dar mais valor à vida que nós. É preciso lutar, aprender, ter coragem. É preciso valorizar todos os minutos que aqui estamos. Levar tudo o que conseguirmos daqui. É preciso rir e ganhar ânimo e combater. Sozinhos ou acompanhados, a nossa vida é uma causa maior. É um factor que merece todas as forças que temos. E se um dia essas forças se esgotarem, vão buscá-las no que é mais precioso para vocês. Haverá sempre algo. Por mais pequeno que seja. Nunca desistam. A força de vontade combate todas as doenças. O optimismo consegue ganhar grandes lutas. Muitas vezes ganha esta luta pela vida. Um abraço a todos. Aos que lutam pela doença e aos que trabalham nela, votos de coragem. Lembrem-se que há sempre pessoas a torcer por vocês.

Saudações quentes ;)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Emoções em potes de vidro

Carnaval