Trança de Páscoa

Querido diário,

Como não ligo muito aos folares secos apenas com erva doce, decidi inventar qualquer coisa alegre para fazer na Páscoa, enquadrando com algo típico da época. Inventei um bocadinho tirando ideias daqui e dali e a massa ficou bem fofinha!

Ingredientes:
5 ovos e 1 gema
3 chávenas de chá de farinha fina com fermento
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres sopa de leite
11g de açucar de padeiro (eu usei o da fermipan, comprei no mini preço)
1 embalagem de frutas cristalizadas pequenas (opcional)
1 embalagem de passas pequenas (opcional)
1 embalagem de amêndoas (opcional)
Sementes de sesamo q.b.
Vinho do Porto q.b.

Erva doce q.b. 
Sal q.b.
Água q.b. (cerca de 1/2 chávena)

Preparação:
Cozer dois ovos com casca de cebola (para ficarem em tom escuro) e reserve. Misture metade do açúcar com o fermento. Numa vasilha, coloque a farinha, o açúcar, o leite, a erva doce e o sal. Amasse e coloque o fermento. Coloque um bocadinho de água morna (eu coloquei meia chávena), o vinho do Porto e amasse bem. Deixe repousar em local quente, cerca de 45min, até dobrar de volume.
Retire uma pequena porção da passa, para fazer as cruzes em cima dos dois ovos cozidos. Estenda a massa e distribuir as frutas cristalizadas, as amêndoas e as passas (o que desejar). Dividir a massa em duas parte compridas e entrançar. Fazer ligeiramente dois socalcos na massa onde desejar colocar os ovos. Coloque os ovos cozidos e faça uma cruz em cima com a pequena massa reservada.
Pincelar com a gema toda a trança e colocar num tabuleiro de forno com prata/papel vegetal por baixo, em forno a 180º. Demora +/- 25min.

Dica: Pode inventar bastante com esta massa, colocar vários "recheios" ou fazer simples apenas com erva doce ou canela. Em outras quadras festivas, também poderá fazer sem colocar os ovos cozidos ;)

Saudações gulosas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Emoções em potes de vidro

Carnaval

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro