Aprender #2014

Aprendi que posso mudar o meu modo de vida e ajudar a salvar vidas. Aprendi, que a melhor maneira de honrar um animal, muitas vezes, é ajudar outro. E, quantos mais, melhor. Aprendi, que os animais fazem parte da minha vida, para sempre. "A compaixão pelos animais é das mais nobres virtudes da natureza humana".

Aprendi que perdoar, algumas vezes, não se faz pelo outro ser digno de perdão. Perdoar faz-se para seguir em frente e encontrar paz dentro de nós mesmos. Aprendi que muitas vezes perdoar é deixar, sem vontade de olhar, tudo aquilo que estava para trás. "Não perdoes por alguém, perdoa por ti".

Aprendi, que não deves ter a teu lado quem não acrescente nada de novo à tua vida. Quem não te traga paixão e viver. Quem não te complete. Quem se acomode ao que a vida dá (ou não) e sem vontade de querer (viver) mais. Quem não te faça sorrir, surpreender, brincar, emocionar. Quem não se orgulhe de quem és. Lembra-te que todos são agradáveis quando não os conhecemos realmente bem. Às vezes isso pode demorar anos, mas nunca é tarde para deixar ir. Deixa ir quem não queira percorrer o mundo, conhecer o mundo. Conhecer a vida. Quem não saiba viver. Não deixes ao teu lado quem não te acrescenta e apenas diminui. Afasta essas pessoas, deixa-as no seu mundo, não no teu. "Recomeça e faz crer que viver não é existir".

Aprendi, que se não te orgulhas da vida que tens deves ter a coragem de a deixar e seguir outro caminho. Aceitei aquilo que sempre quis para a minha vida, que me levantassem os pés e me fizessem voar. Que quero ao meu lado quem está disposto a fazer o mesmo. Quem está disposto a viver. "O segredo da felicidade é liberdade. O segredo da liberdade é coragem".

Aprendi que por vezes, muito erradamente, queremos dar passos atrás na nossa vida, por julgarmos em alguma instância que seria melhor se tivéssemos escolhido diferente. É errado. Quando escolhemos e seguimos esse caminho existiu uma forte razão para o fazer. A razão é querer ser feliz. Nunca desistas dos passos que soubeste que seriam melhores para ti. Orgulha-te por teres tido a coragem de quereres ser feliz, quando muitos não conseguem. No final de uma etapa vais perceber e aprender, que foi a melhor coisa que fizeste. "Há sempre uma razão para cada acontecer". 

Aprendi que estares sozinho, leva-te a descobrir mais de ti próprio. Estar sozinho faz parte da vida e, há alturas, que todos deveríamos focar-nos em nós mesmos. Porque a única certeza que tens na vida é que é contigo próprio que vais ter de lidar, para sempre. Só consegues ser realmente feliz com alguém se souberes ser antes feliz. Não vivas na mentira de ti, nem dos outros. Não penses que por teres alguém que és melhor. Enganas-te e é o teu maior erro. Apaixonar-te é o mais fácil. Difícil é o resto.  Deixar de repetir coisas iguais vezes sem conta, sem saberes. Aprendi o quão importante é conheceres os teus limites e as tuas capacidades. Aprendi, que deves saber quem és e saber responder a essa pergunta, sem hesitar. Só assim vais ser feliz e fazer feliz. "Podem caminhar ao teu lado, mas ninguém o faz por ti".

Aprendi, que jamais mudas por alguém mas que realmente as pessoas mudam. Mas as pessoas apenas mudam quando elas próprias querem, quando elas próprias precisam. Quando têm na sua vontade o querer de ser alguém melhor. Quando querem ser alguém na vida e não apenas a vida de alguém. Quando querem marcar a diferença dentro delas próprias. "E se for para mudar, muda pela única pessoa que vale a pena: tu".

Aprendi que somos todos diferentes e que nem todos admitem ser como são. Aprendi, que há pessoas que não conseguem estar sozinhas, porque o convívio com elas próprias pode não ser suportável. E nem querem tentar e nem sabem porquê. Com essas pessoas, não perco o meu tempo, elas não sabem o ser com que certamente vão ter de lidar o resto da vida: elas próprias. E se não sabem, não te vão mostrar o que realmente são. Estar sozinho faz bem, sabe bem. Não é preciso ter alguém, é preciso ser alguém. Só dás valor aos outros quando te conheces a ti próprio. Só dás valor, quando terminas a tua jornada, testas os teus limites e encontras o teu significado de viver. “O essencial da vida é invisível aos olhos”.

Desapaguei-me das coisas que não valem o nosso tempo. De pessoas, de objetos, de momentos. Dei valor a mim mesma e a quem sempre esteve comigo. Aprendi que a vida não é feita de nadas. A vida é feita de tudo. Nunca me irei contentar com o pouco. A minha sede de viver vai bem mais além que isso. Não me contento com poucas amizades, pouco amor, poucos abraços, poucos passos, poucos lado-a-lado, pouco conhecer. Viver está em querer mais e querer bem. “Eu coleciono momentos, não coisas”.

As amizades são tudo o que me importa para seguir o meu caminho. E são tudo o que (e por quem) vale percorrer distâncias, cruzar fronteiras e mesmo com pouco tempo, aproveitar a madrugada. Não aprendi isto, mais uma vez, constatei isto. A vida vai ensinar-te quem deves ter a teu lado e quem nunca deves ter. Sou tão afortunada por ter os amigos que tenho, que sempre tive. Que nunca me deixaram. Que tudo continua como se fosse ontem. "Há pessoas que nos dão pena. Outras, asas".

Aprendi que muitas vezes tens de saber desligar o complicómetro. Há coisas que complicamos demais quando a vida é tão simples. Aproveitar cada instante que a vida nos dá. Fazer desse instante um momento. Criar momentos, com amor. Escreve e retrata por ti, não por ninguém. Porque há sempre tempo para ser feliz. "Onde quer que vás, leva amor no coração".

Faz o teu ano, a tua história, faz acontecer. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Carnaval

Emoções em potes de vidro